domingo, 22 de maio de 2011

Aviso aos Jovens Navegantes…

[ UFABC - uma Universidade em Construção ]

Este título seria ainda mais adequado se as aulas dos calouros iniciassem em fevereiro:  quando o Tamanduateí insiste em invadir nosso câmpus e conhecimentos náuticos não parecem tão supérfluos(rsrs).  Todavia, quero falar sobre a experiência de pertencer a UFABC e dar alguns avisos que considero importantes aos calouros.  Se possível, partilhar um pouco do que aprendi neste último ano em que estou docente nesta tão curiosa Universidade em consolidação. De certo modo sou novato também, eu fui contratado em Fevereiro de 2010.  Porém, na UFABC, tudo é acelerado, todos amadurecem muito rápido. Os seus docentes mais antigos estão na Universidade a apenas 5 anos... Temos uma escala muito peculiar de tempo e precisamos aprender eficientemente a nos tornar parte dessa máquina complexa chamada Universidade Federal do ABC.


Não quero enganar ninguém, ser da UFABC não é fácil para nenhuma das partes integrantes: seja docente, funcionário ou discente... Todos são cobrados de forma intensa e precisam responder com determinação a estas cobranças: ‘Na UFABC, nós tocamos o piano, ao mesmo tempo em que o carregamos e o afinamos’ Aqueles que já estão na UFABC a algum tempo sabem muito bem disso.  Os calouros logo descobriram também, provavelmente, não da maneira mais simples.  


Contudo, para os jovens que estarão começando amanhã algumas palavras precisão ser ditas. Meus caros, vocês estarão iniciando seu curso de Bacharel em Ciência e Tecnologia, você ainda não está fazendo Engenharia, Química, Biologia, Física, Matemática ou Filosofia. De fato, você primeiro precisa ser um Bacharel em Ciência e Tecnologia, antes de realmente ser qualquer uma dessas outras ‘profissões’. Entenda e se orgulhe o quanto antes disso.  Você terá aulas das mais diferentes matérias, que em um curso convencional você não teria... Aceite e aproveite. Caso isso não te agrade, meu conselho é que aplique para uma Universidade Tradicional (temos algumas muito boas em todo país) e faça um curso bem convencional.


A UFABC é lugar para mentes abertas, que aceitam o risco de seguir por caminhos nunca explorados. Sim, há perigos em seguir um curso tão ousado... Na UFABC, todos são ‘condenados a liberdade’, você tem muitas escolhas a fazer e ninguém as fará por você. Esqueça os tempos em que adultos te mandavam fazer isso ou aquilo e você deveria apenas seguir. Nós até iremos te sugerir opções, tentaremos te conquistar para um caminho ou outro, mas, no fim, quem escolhe e trilha o caminho será você, bem como quem colherá os frutos (sejam eles amargos ou doces).


Gostaria de deixar três conselhos, nem sei se são os melhores ou realmente o ajudarão na jornada. Contudo, afirmo que refletir sobre eles não te fará mal algum:


Aproveite tudo o que a UFABC te oferece: A Universidade tem infinitas oportunidades para aprendizado, estudo, pesquisa, esportes, diversões e festas. Tente aproveitar bem a estrutura da Universidade, ela não precisa ser apenas o lugar para te formar um profissional competente, mas pode ser o ambiente para te fazer um humano mais completo. Aprenda a viver a UFABC, você construirá muito mais dessa forma. Acima de tudo, estou certo, poderá fazer um melhor VOCÊ.


Aprecie a estrutura da UFABC que é mais familiar que institucional.  Na UFABC, você pode tomar um cafezinho com o vice-reitor numa das torres, você conversará com o coordenador do seu curso no RU, encontrará seus docentes em rodinha no meio dos corredores fazendo piadas e rindo. Seus professores podem interagir contigo no twitter, responder um tópico no Orkut ou bater papo pelo Facebook, etc. A média de idade dos docentes é 38 anos, dos funcionários deve ser menor ainda... Estamos mais para uma jovem família do que para uma instituição de cargos e tradições. Como em qualquer família, todos tentam encontrar qual o seu devido lugar e, muitas vezes, discordam e brigam. Fazemos as coisas de um jeito que talvez não seja o melhor, mas quase sempre é o mais apaixonado e que, cegamente, acreditámos ser o melhor.  Aprecie isso, você não encontrará tal intimidade em nenhuma outra Universidade (isto eu te garanto).  Também, releve pequenos erros, aprenda a criticar pelo construtivo. Se você está aprendendo a ser um aluno da UFABC e percebe que isso é tão difícil, imagine aprender a ser um professor da UFABC, aquele que te guiará a ser o aluno da UFABC (nossa tarefa também não é simples). Se coloque em ‘nosso lugar’ de vez em quando. Se achar preciso, lembre a nós (docentes) que já estivemos em seu lugar, já fomos alunos também, não faz tanto tempo assim, mas você não imagina como é fácil esquecer isso quando se é professor.

 
Seja aberto ao novo, mas tenha um foco. A UFABC te permite ser o que você quiser. Em principio, você tem direito a fazer qualquer disciplina, escolher qualquer carreira. Contudo, um alerta: Infelizmente, não se pode ser tudo e aprender tudo sobre tudo... Quanto antes, você compreender o que deseja ser, que tipo de profissão irá seguir, será mais fácil para você realmente tornar-se isso.  Provavelmente, não será tarefa fácil descobrir... Tenho amigos formados, que ainda estão em busca do que querem fazer pelo resto da vida (e olha que para alguns já não resta tanta vida assim... rsrs).  Pesquise, leia, converse, discuta... Explore o campus e procure a experiência de seus colegas veteranos e docentes. Adoro quando um estudante aparece em minha sala querendo saber melhor o que pesquiso, tenho certeza que com meus colegas não é diferente: Aproveite-se disso. Faça Iniciação Científica e tente diferentes caminhos, não pare enquanto não se sentir satisfeito. Acima de tudo, não escolha algo só porque alguém te disse que será financeiramente melhor ou porque seu pai queria tanto. Independente da área, os melhores profissionais costumam ter bons empregos e, em geral, estes profissionais são os melhores porque fazem o que realmente gostam e, por isso, costumam se dedicar muito ao que fazem.  


Este era um texto para os ingressantes... Contudo, não acho que muitos ingressantes leiam meu blog.  De qualquer modo, disse o que penso. Deixo estas palavras ao vento, e que as correntes de ar façam o trabalho de levar minhas palavras a quem quiser e puder ouvi-las.  Desejo a todos, calouros e veteranos, um excelente começo de segundo quadrimestre. Vamos todos trabalhar para realmente transformar a nossa UFABC em uma das melhores Federais.  Boa Sorte e Avante Homens de Verde!

22 comentários:

  1. Opa, um ingressante aqui.

    Vlw pelos conselhos, professor!

    Vou até divulgar no Twitter para os meus colegas também. Refleti muita coisa, com certeza ajudará.

    Abçs!

    ResponderExcluir
  2. Aliás, eu fiquei sabendo aqui pelo Twitter também rsrs.

    E o título do blog me chamou muita atenção, irei acompanhá-lo!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Seu texto disse muito sobre o que realmente é estar na UFABC. Fico particularmente feliz por ver essas palavras vindas de um docente e não de um aluno. =D

    ResponderExcluir
  4. ótimo texto! Tenho certeza de que tenho a honra de ingressar numa das universidades mais inovadoras e ,sem dúvidas, conceituadas do país!

    ResponderExcluir
  5. Orgulho de fazer parte dessa Familia !!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto!! E fiquei mto feliz de ele ter vindo de um docente ao invés de aluno. Sou veterana do 1º vestibular e acreditem: na UFABC vc passa por mta coisa "diferente" em comparação com outras universidades. Ótimo (re)começo para todos!!!

    ResponderExcluir
  7. A cada instante eu tenho uma certeza: achei o meu lugar na terra...

    ResponderExcluir
  8. Mandou bem, professor!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Ingressante aqui!
    Ótimo texto, obrigada pelas dicas =)

    ResponderExcluir
  11. Nossa, adorei o texto. Mais uma ingressante aqui. É bom saber que estamos amparados e seremos acolhidos pelos melhores. Mto obrigada professor. Ahh, o texto me deu mais segurança, mas o friozinho da barriga nao sumiu nao rsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Realmente ótimos conselhos, Professor.
    Tentatei colocá-los em práticar e aproveitar o melhor que a UFABC tem há oferecer.

    Ah sim, sou ingressante também.

    ResponderExcluir
  13. Sou ingressante na UFABC!

    Muito bom o texto e espero aplicar os conselhos na minha vida acadêmica.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Mto bom o texto!

    Sou ingressante da UFABC e realmente como vc escreveu tenho muitas dúvidas mas a UFABC parece ser o lugar para ter as experiências necessárias para me encontrar.

    ResponderExcluir
  15. não sou ingressante, e estou pasma com o texto!
    acredito que ele sirva não só para ingressantes, mas para veteranos e para muitos docentes também.

    sábias palavras, mestre!

    avante homens (e mulheres) de verde!

    ResponderExcluir
  16. sou ingressante de bct, mto bom esse texto
    brigadao professor e parabens pelo o q a universidade vem se tornando.

    ResponderExcluir
  17. Realmente excelente esse texto!
    Sou veterana, e também sinto que achei meu lugar na terra.
    Confesso que adoro fazer propaganda da Universidade em que estudo, afinal, temos que defender sempre nossa família.

    É tbm um lugar onde se aprende mto com os erros. Pelo menos não teremos medo qdo algo der errado nos projetos grandiosos que fizermos para o bem da humanidade... rs

    ResponderExcluir
  18. Ellen Emerich Carulli25 de janeiro de 2012 às 22:11

    Adorei o texto!! Sou aluna ingressante e escolhi ficar na UFABC ao invés de ingressar nas faculdades tradicionais sei que um mundo inovador me aguarda, e estou ansiosa para tudo, principalmente para as possíveis dificuldades que enfrentarei.
    Agora que venha maio para que um sonho se torne ainda mais real!!!
    Obrigada professor por ter escrito esse texto... :)

    ResponderExcluir
  19. Sem dúvida um texto inspirador.

    Sou ingressante e me encontro na difícil tarefa de escolher entre USP e UFABC.

    Fiquei um pouco com o pé atrás devido ao reconhecimento dos cursos junto ao Mec, mas cada coisa que leio sobre a UFABC parece me demostrar o compromisso com o ensino e acima disso com o ensinar e nos fazer entender.
    A forma que essa universidade se abriu para mim foi como se me abraçassem, ainda nem comecei mas me senti parte.

    Nas outras observei apenas a qualidade mas senti falta desse interesse pelo estudante.

    Obrigado pelas palavras.

    ResponderExcluir